Curso fundamentos do marketing data-driven
Marketing digital com foco em análises: obtenha conhecimento e senso crítico para crescer seus resultados.
No que acreditamos
Marketing com visão de negócios
Foi-se o tempo em que o profissional de marketing precisava entender somente de comunicação. É necessário saber mensurar e avaliar o impacto financeiro das ações, para decidir com base em dados e não opiniões.
A melhor experiência é a prática
Com muita didática, exemplos e situações práticas vamos ensinar um marketing que testa, aprende e se adapta. A metodologia é voltada para situações reais – elaborada com base em 14 anos de experiência no marketing digital,
Conhecimento que gera senso crítico
Atualmente não faltam opções para o marketing, com milhares de ferramentas, soluções e serviços surgindo todos os dias. Fortaleça o seu senso crítico para decidir com base nas necessidades do seu negócio.
Metodologia estruturada para você se tornar um profissional data-driven
“Quem é seu público-alvo?”
“Qual é o conceito criativo da campanha?”
“Quais são os valores da sua marca?”
Para o novo marketing, responder esse tipo de pergunta não é suficiente. Com o volume de dados que o meio digital gera e a competitividade crescente, o profissional de marketing precisa analisar e otimizar os resultados de acordo com objetivos de negócio. É necessário responder também:
Quais os KPIs desse canal que influenciaram a mudança dos resultados?
Como coletar e organizar as informações de forma que possamos tomar decisões com confiança e velocidade?
Qual foi a linha de comunicação que efetivamente fez a diferença nas vendas?
O que faltou para batermos a meta desse mês?
Para ter um olhar orientado a dados não basta ter o Google Analytics instalado: é preciso definir objetivos e KPIs para cada canal e entender o papel de cada métrica na jornada até a compra. Não tenha dúvidas: sem um marketing orientado por dados, gerar crescimento para um negócio sai bem mais caro do que deveria.
Não há falta de informações no mercado sobre marketing digital, há um excesso delas. O curso de fundamentos do marketing data-driven, com isenção e didática, vai trazer foco para aquilo que realmente importa: resultados de negócio.
Você não vai encontrar conteúdo como esse em nenhum outro lugar: é baseado em experiência prática de quem trabalha há mais de uma década otimizando campanhas de e-commerces, startups e grandes empresas.
Conteúdo programático do curso
Aula 1
Introdução – Como usar os dados em seu favor?
O que é alfabetização em dados? Como conciliar técnicas do marketing digital com visão de negócio? Na aula introdutória veremos os objetivos, metodologia e conteúdo do curso que vão ajudar você a se preparar para o marketing data-driven.
Aula 2
Canais no ambiente digital – Os diferentes caminhos para vender o seu produto
Nessa aula vamos entender um conceito simples, porém muito importante: o canal. Veremos como funciona a jornada de compra do cliente e seus principais estágios: atração, conversão e retenção – e como eles se encaixam nos diferentes modelos de negócio que o ambiente digital possibilita.
Aula 3
Objetivos e KPIs – Modelos de negócio no digital
Como definir os objetivos certos para o seu modelo de negócio e manter o foco naquilo que realmente dá resultado? Vamos entender a lógica financeira ao trabalhar em um modelo de ROI (retorno sobre o investimento), CAC (custo de aquisição de cliente) / LTV (LifeTime Value) ou geração de leads. Como o seu negócio gera receita?
Aula 4
Guia de métricas – A jornada do cliente sob a ótica dos dados
Para cada estágio na jornada até a compra vamos entender as principais métricas e erros comuns de análise. Ao entender a relação entre as diferentes métricas de atração e conversão vamos conseguir influenciar o que realmente interessa: seus objetivos de negócio.
Aula 5
Dimensões – Definindo os cortes para análises eficientes
Dimensões são atributos que nos permitem segmentar o público e refinar as análises. Nessa aula vamos entender melhor esse conceito para selecionar as dimensões mais adequadas para a compreensão rápida de uma determinada situação.
Aula 6
Configurações e estrutura – Organização é velocidade
Entre o caos e a burocracia se encontram as estruturas organizadas e eficientes: nessa aula vamos conciliar necessidades de negócio com configurações técnicas de ferramentas como o Google Analytics. Veremos padrões de nomenclatura, parametrização de URLs, configurações de e-commerce e outras técnicas para construir uma estrutura eficiente.
Aula 7
Relatórios x análises – Visualização dos resultados e inteligência de negócio
Bons relatórios fazem muita diferença para visualizar rapidamente as informações cruciais. Mas nada substitui a capacidade analítica e inteligência para se tomar decisões com base em dados. Nessa aula veremos como essas dinâmicas se complementam na compreensão do resultado.
Aula 8
Análises do dia-a-dia – O que mudou o resultado?
Vamos utilizar os conceitos que aprendemos em situações práticas: análises de mudanças em conversões e vendas. A partir das métricas vamos entender como reverter um cenário negativo ou potencializar uma situação positiva.
Duração do curso: 3 horas
Aprenda com quem sabe na prática
Maurício Alexandre
Maurício tem mais de 13 anos de experiência em mídia online de resultado, sendo um dos primeiros profissionais do Brasil a criar uma campanha no Google. Trabalhou em um dos primeiros e-commerces do país, em uma das primeiras agência a fazerem anúncios no Google, comandou o marketing de uma fintech e hoje ajuda empresas de diferentes tamanhos a obter melhores resultados no ambiente digital.
Já gerenciou ou avaliou campanhas de pequenas startups até grandes empresas como Faculdade Anhanguera, Netshoes, Fast Shop e Banco Votorantim, orçamentos de 2 mil até 2 milhões de reais por mês em mídia de performance.
Quem é o professor?
Os cursos são didáticos, cheios de conteúdo útil e de fácil assimilação. Sem os cursos da Mídia Método, certamente ainda estaria longe de conseguir os resultados que tenho hoje.
Ana Gomes – Empreendedora Comida Boa
O que mais me impressiona no Maurício é a sua didática: claro, direto e com uma vontade incansável tanto em ensinar quanto em aprender. É um excelente parceiro e sem dúvida uma referência em mídia de performance no Brasil.
Renato Mendes – autor do livro “Mude ou Morra”
Já havia passado por 5 agências ou consultores durante os últimos 3 anos, sem resultados. Agora entendo o que devo fazer para incrementar a presença online da minha empresa.
Juliana – Empreendedora Ulla Brinquedos
O Maurício tem vasta experiência nas principais plataformas de mídia, e entende no detalhe como resolver cada um desses problemas – seja no piloto automático, ou no manual, mesmo.
Henrique Russowsky – Fundador da agência Jüssi
Conheci o Maurício na fase de maior crescimento da Netshoes: sua visão analítica suportou nosso crescimento, em 4 anos multiplicamos nosso investimento no Google por 30!
Roni Cunha Bueno- Fundador da Organica Aceleradora
O Maurício conhece melhor que ninguém o caminho das pedras desse novo universo de ferramentas e gestão de mídia de performance.
Rodolpho Gurgel – Fundador da Tema.group
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