Definição
Campanha é um conceito abrangente de publicidade, podendo se referir a um agrupamento de ações publicitárias seguindo qualquer critério pré-determinado.
O conceito tradicional de campanha determina que se trata da veiculação de uma mensagem por um tempo determinado, em geral associado a um conceito publicitário. Por exemplo: a campanha de lançamento de um novo produto, a campanha do dia dos namorados, a campanha de um novo posicionamento de marca e assim por diante.
No entanto, em mídia de performance o conceito de campanha costuma ser utilizado como o primeiro nível de agrupamento abaixo de uma plataforma (google ads, facebook ads, etc) referindo-se a uma segmentação macro: homens acima de 25 anos, remarketing, palavras-chave associadas a “forno de cozinha”, etc.
Normalmente essas campanhas não tem um período pré-determinado embora seus anúncios possam ser atualizados para refletir ações promocionais e testes de anúncios em geral. Por conta disso, por vezes são campanhas chamadas de “Always on” (sempre ativas) pelo marketing tradicional.
Como utilizar
Uma campanha em uma plataforma de mídia deve ser configurada seguindo um conjunto de regras coerentes com os objetivos de negócio, além de facilitar a organização e análise do resultado. Nesse sentido, é importante definir uma estrutura clara de nomenclatura e estrutura.
Também é no nível de campanha que geralmente se controla o orçamento nas plataformas de mídia.
Quer entender como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital? Confira o curso fundamentos do marketing data-driven.