Definição de sessão em mídia digital
Usuários que visualizaram ao menos um page view completo de um site durante um período pré-determinado de tempo. Caso o usuário retorne passado o período (no dia seguinte por exemplo) serão contabilizados duas sessões.
Por vezes, também são utilizados no mercado os termos acesso ou visitas. Seu significado é o mesmo de sessão.
Como utilizar:
É importante diferenciar sessões de cliques. O evento do clique ocorre no momento em que o usuário interage com o anúncio e a sessão ocorre somente quando o código do site de destino é carregado por completo. Por conta disso não é incomum diferenças de até 20% entre uma métrica e outra, principalmente em dispositivos móveis (onde o tempo de carregamento tende a ser mais alto, assim como a propensão de cliques acidentais).
Uma diferença grande entre cliques e sessões é um sinal amarelo para qualquer campanha e pode ser explicado por:
- Problemas com o código do Google Analytics (pode não estar sendo carregado em todas as landing pages)
- Inventário de mídia desqualificado, que pode incentivar cliques acidentais. Sites ou apps de jogos, downloads ou streaming de vídeos são exemplos de canais que podem gerar esse tipo de problema.
- Problemas de tecnologia, seja um carregamento lento da página ou instabilidades do servidor.
Vale ressaltar que, se o mesmo usuário retornar no dia seguinte via acessos diretos, ferramentas como o google analytics irão atribuir duas sessões ao mesmo clique. Ou seja, também é possível que o total de sessões seja mais alto que o total de cliques.
As sessões variam muito em qualidade de acordo com o formato, mensagem e, principalmente, a segmentação selecionada. O principal indicador de qualidade de uma sessão é a taxa de conversão. Mas em contextos em que o volume de conversões demora para surgir, a qualidade do acesso também pode ser avaliada utilizando métricas de navegação como taxa de rejeição, tempo médio no site, entradas no carrinho de vendas, etc.
Entenda como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital no curso fundamentos do marketing data-driven.