Definição de frequência em mídia digital
Quantidade de vezes que uma pessoa foi impactada por uma determinada campanha. Normalmente a frequência é calculada como média, ou seja, o total de impactos dividido pelo total de pessoas (8 milhões de impactos divido por 1 milhão de pessoas gera uma frequência 8). Assim como alcance a métrica pode considerar o total de impactos dentro de um público-alvo ou o total bruto.
Como utilizar
Em geral os mesmos desafios apresentados para a conta de alcance são validos para a conta de frequência. Vale ressaltar o cálculo da frequência quase sempre será disponibilizado como média pelos veículos. Isso pode gerar distorções de analise já que o resultado pode ser o mesmo com duas distribuições bem diferentes do volume de impactos:
Nos dois casos a frequência média é de 4,1. No entanto, uma vez que a distribuição da frequência raramente é disponibilizada, uma boa forma de controlar excessos é definindo limites de frequência, funcionalidade que ferramentas de RTB (real-time bidding) normalmente disponibilizam de forma nativa. Dessa forma é possível controlar o máximo de frequência, ao menos dentro de um mesma plataforma de mídia.
Entenda como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital no curso fundamentos do marketing data-driven.