Definição de impressão em mídia digital
Quantidade de vezes que um determinado anúncio foi carregado em uma determinada página, independente de ter sido visualizado pelo usuário ou não. Um banner carregado no final de uma página de notícias deve contabilizar uma impressão mesmo que o usuário feche a janela de navegação antes de chegar ao anuncio.
Para melhor entender esse efeito muitas ferramentas disponibilizam a métrica de impressão visível, que contabiliza somente anúncios que tiveram ao menos alguns segundos de exposição direta ao usuário (a diferença entre as duas métricas é chamada de viewability ou taxa de visualização).
O Google, Facebook e a maior parte dos veículos subtrai qualquer impressão proveniente de bots (robôs) do total, seguindo critérios próprios de difícil auditoria.
Como utilizar
O impacto da impressão, mesmo quando não há uma interação do usuário com a mensagem (clique, curtida, play, etc) não pode ser desconsiderado: usuários que são impactados por uma ou mais impressões tendem a se lembrar mais de uma marca do que um usuário que nunca foi impactado. Essa relação vai depender da eficiência da mensagem, do formato utilizado e da frequência com que o usuário foi exposto a mensagem. Um formato de post do facebook, por exemplo, tende a ter mais impacto que um anúncio de texto no Google.
A relação entre impressões e vendas, no entanto, é de difícil mensuração, mesmo quando a venda é online. Uma vez que uma impressão não é uma garantia de que o usuário absorveu a mensagem a métrica de conversão por impressões não tem a mesma função da conversão por clique, por exemplo.
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