Definição
O custo unitário médio de cada clique recebido:
Importante diferenciar o CPC médio do CPC máximo em plataformas de publicidade como o Google Ads. O CPC máximo é um lance e representa o máximo que o anunciante está disposta a pagar por um clique, já o CPC médio é o valor efetivamente pago, a divisão do investimento pelos cliques.
O CPC médio raramente se aproxima do CPC máximo, mas é muito influenciado por ele. Em condições iguais de concorrência (e indíce de qualidade) uma alteração no CPC máximo tende a ter um reflexo proporcional no CPC médio (ou seja, alterar o CPC máximo é a forma mais rápida de influenciar o CPC médio).
Como utilizar o CPC?
O CPC médio é uma métrica que apresenta grandes variações, pode chegar a menos R$ 0,05 para certos canais na GDN (Google Display Network) ou em redes com inventário mais amplo, até acima de R$ 20 para palavras de alta concorrência na rede de pesquisa como “seguro viagem”.
Vale ressaltar que o CPC médio não é alto ou baixo em si, precisando ser analisado em conjunto com a taxa de conversão (e em alguns casos, com o ticket médio).
Quanto mais qualificado um tráfego de uma determinada campanha, maior deve ser a disposição do anunciante em pagar um custo por clique mais alto.
Em plataformas de RTB (real time bidding), como o Google Ads e o Facebook Ads, aumentar os lances é a ação mais rápida para ganhar exposição de um anúncio (e por consequência aumentar o volume de cliques), mas não é a única. Trabalhar a relevância dos seus anúncios também é fator no leilão e é crucial para melhora de resultados no médio e longo prazo.
Entenda como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital no curso fundamentos do marketing data-driven.