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Índice de qualidade do Google Ads

Definição

Ranking de 1 a 10 que estima a relevância para o usuário de uma palavra-chave para um determinado domínio em uma dinâmica de busca paga. Um índice de qualidade alto resulta em CPCs mais baixos e posições mais altas no resultado de busca.

O Histórico de qualidade, em conjunto com o lance máximo, determina o ranking do anúncio (a posição na página de resultado de pesquisa e a parcela de impressões de um anuncio). Ou seja, se o histórico de qualidade em palavra-chave for baixo, é bem possível que o anúncio deixe de ser exibido.

O histórico de qualidade é definido no nível de leilão e pode ser diferente para cada resultado de busca, o índice que o Google fornece é uma estimativa dos resultados que normalmente são associados a uma determinada palavra-chave – desconsiderando quando a palavra aciona termos via configuração ampla (ou seja, desconsidera resultados de busca de termos similares a palavra comprada).

Para compor a nota o Google considera 3 fatores:

  • Relevância do anúncio
  • CTR esperado
  • Experiência na landing page

Como utilizar

O histórico de qualidade deve ser analisado com recorrência em qualquer campanha de rede de pesquisa. A equação é simples: quanto mais alto seu histórico de qualidade, menor será seu CPC e maiores serão as chances de obter as primeiras posições. Existem muitas otimizações que podem ser feitas para melhorar o seu índice de qualidade, que podem ser resumidas em 3 frentes principais:

  • Adequar ao máximo cada anúncio para cada palavra-chave relevante da sua conta. Isso muitas vezes requer rever a segmentação de grupos de anúncios.
  • Trabalhar os argumentos no anúncio de forma que seja atraente para o usuário, além de definir uma expectativa realista do que ele vai encontrar na página de destino.
  • Adequar ao máximo sua página de destino para cada grupo de anúncios da sua conta, levando em conta usabilidade, comunicação, velocidade de carregamento e adequação aos dispositivos móveis.

A expectativa de histórico de qualidade deve ser mais alta quanto mais relevante a palavra-chave a palavra-chave é para o seu negócio. Por exemplo, para um site de passagens áreas internacionais:

Quanto maior a relevância esperada do termo buscado com sua solução, maior deve ser a expectativa do índice de qualidade

Logo, sempre é importante analisar o Índice de qualidade em contexto. Embora uma nota 6 seja considerada baixa para um termo de produto,ela é uma nota muito boa caso para um termo de concorrente por exemplo.

Embora o Índice de qualidade seja uma dinâmica mais relevante na rede de pesquisa do Google – o modelo de ponderar a relevância do anúncio para determinar os vencedores de um leilão em tempo real – se tornou padrão na maior parte de plataformas de mídia, tais como Facebook Ads, Bing, Linkedin Ads, etc.

Saiba mais sobre quality score (conteúdo em inglês):

http://www.ppchero.com/ultimate-guide-to-adwords-quality-score/

http://searchengineland.com/reverse-engineering-adwords-quality-score-factors-244192

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