Definição
O conceito de landing page determina que são páginas criadas exclusivamente para divulgação em mídia, sem se encaixar na estrutura do site. Ou seja, a home do site ou uma página de categoria, quando utilizadas em anúncios, não seriam landing pages.
Na prática utiliza-se o termo landing page como sinônimo de URL de destino de anúncio (mesmo que seja uma página que já exista na estrutura do site), ou seja, a primeira página que o usuário acessa após clicar em um anúncio. É quando o potencial cliente efetivamente acessa um canal sob controle do anunciante. Logo é importante que ela atenda as expectativas definidas no anúncio e cause uma boa “primeira impressão” sendo fácil de entender e navegar.
Pontos de atenção
Existem dezenas de melhores práticas e conteúdo associado a landing pages. No entanto, como diretrizes gerais a landing page deve:
- Apresentar bom tempo de carregamento (o google pagespeed insights ajuda a otimizar essa métrica)
- Ser responsiva tanto no desktop quanto em dispositivos moveis.
- Deve responder a necessidade do público-alvo da campanha e ser coerente com o que foi anunciado.
Conteúdo adicional sobre Landing pages (em inglês):
- https://www.orbitmedia.com/blog/web-design-tips/
- https://cxl.com/blog/ecommerce-landing-pages/
- https://cxl.com/blog/21-ways-youre-screwing-up-your-landing-pages-and-what-to-do-about-it/
- https://www.impactbnd.com/blog/landing-page-examples
Quer entender como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital? Confira o curso fundamentos do marketing data-driven.