O que é a GDN?
Rede de sites e APPs que veiculam anúncios display, incluindo canais que são proprietários do Google (Gmail e Youtube) e parceiros cadastrados na plataforma Adsense.
Assim como na rede de pesquisa a veiculação de anúncios na rede de display ocorre via a plataforma Google Ads.
Como utilizar
Ao contrário dos sites parceiros da rede de pesquisa – onde observa-se poucos parceiros e alta concentração no google.com – existem milhares de canais de diferentes tamanhos e propósitos cadastrados na rede de display, gerando uma tendência de maior pulverização do investimento entre diferentes canais e controle do conteúdo ao qual as marcas se associam. Além disso, existe uma variedade crescente de formatos: banners tradicionais, formatos nativos, video e e-mail são algumas das possibilidades da GDN.
Por fim, as possibilidades de segmentação da GDN também são muitas, com alta flexibilidade de opções para anunciantes, tais como:
- Seleção de canais
- Contextual
- Data /hora
- Região
- Dispositivo
- Tópicos
- Interesse
- Intenção
- Demográfico
- Remarketing
- Audiência customizada
- Público semelhante
- Etc.
Por conta dessa variedade o Google tem oferecido Smart Campaigns (campanhas inteligentes) que segmentam de forma automatizada de acordo com o resultado desejado. São boas opções quando se tem um volume mínimo de conversões para o algoritimo funcionar de forma adequada.
Mesmo com campanhas automatizadas recomenda-se sempre trabalhar em campanhas diferentes os formatos de display tradicional, vídeo e e-mail (gmail ads).
Também é preferível sempre trabalhar a parte campanhas de remarketing.
Entenda como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital no curso fundamentos do marketing data-driven.