Definição
DSP (Demand Side Plataform) é uma plataforma tecnológica que funciona como uma central de gerenciamento de mídia do lado dos anunciantes. A DSP se conecta a diversas ad exchanges e potencialmente outros inventários de mídia como ad networks ou negociação direta com canais. Assim como uma Ad Exchange a DSP automatiza as dinâmicas de compra com o uso de tecnologia, possibilitando acesso dos anunciantes a muitos critérios diferentes de segmentação (seleção de canais, interesse do público, remarketing, etc).
Há uma vertente de DSPs que tabalham com maior foco no segmento de remarketing (Criteo e RTB House), em geral mais utilizados nas dinâmicas de mídia de performance no Brasil.
Muitas DSPs também podem utilizar informações de cookies de terceiros e dados do CRM (customer relationship management) de uma empresa – uma vez integrada com uma DMP (Data Management Platform).
Pontos de atenção
Os principais ganhos de uma DSP em relação a uma ad exchange é o tamanho do inventário disponível e maior possibilidade de customização das segmentações – potencialmente tornando a compra mais prática e inteligente. Vale a atenção dos anunciantes para tirarem melhor proveito desses diferenciais – uma vez que a DSP é mais um intermediário no processo de compra, gerando uma camada de custo adicional.
Do ponto de vista do anunciante, a Demand Side Plataform é o maior agregador de inventário de mídia:
DSP > Ad Exchange > Ad Network > Canal de mídia