Definição
É uma plataforma ou agregador de canais que trabalham – prioritariamente – em um modelo de pagamento de acordo com o resultado pós-clique do anunciante. O anunciante define um percentual da receita de uma venda (ou um valor a ser pago por conversão) e os canais inscritos na recebem somente quando o tráfego gerado pelo canal resulta efetivamente em conversão.
Pontos de atenção
Esse modelo dá muita segurança ao anunciante do ponto de vista de rentabilidade: o ROI (retorno sobre investimento) ou CPA (custo por aquisição) sempre cumpre o que foi definido independente de fatores como a taxa de conversão do site.
Em contrapartida o anunciante tende a ter um controle mais limitado da veiculação, sendo que nem sempre a rede de afiliados dá visibilidade dos locais onde o anúncio está sendo veiculado ou o volume de impressões. Cabe também ao afiliado aderir ao programa de um anunciante ao contrário das redes tradicionais onde o canal de mídia é selecionado pelo anunciante.
Tanto do ponto de vista da imagem da marca quanto de fraudes (conversões geradas por bots / robôs, compras que são canceladas após o faturamento da comissão, etc), a tendência é que as redes de afiliados apresentem maior risco ao anunciante do que as redes tradicionais. No entanto esses riscos podem ser minimizados com boa governança tanto da rede quando do anunciante (pagando a comissão somente por vendas efetivamente faturadas é um mecanismo de controle).
Vale ressaltar também que as redes de afiliados costumam trabalhar estratégias e formatos nem sempre disponíveis em ad exchanges, como cupons e disparos de e-mail marketing.
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