Definição
O grupo de anúncio (ou Ad set) é um nível importante em uma plataforma de mídia digital, onde se costuma determinar a importante relação entre a segmentação, mensagem e o lance. Na rede de pesquisa do Google Ads cada campanha deve conter um ou mais grupos de anúncio, que por sua vez também contém 1 ou mais anúncios e palavras-chave.
A relação é similar na GDN (Google Display Network) ou em outras plataformas como Facebook Ads, no entanto, ao invés das palavra-chave são selecionadas outras formas de segmentação (público-alvo, canal, dispositivo, etc).
Pontos de atenção
Na rede de pesquisa do Google um bom grupo de anúncios tem somente palavras altamente associadas uma com as outras – tanto no ponto de vista temático quanto semântico. Por exemplo, apesar de “geladeira” e “refrigerador” representarem o mesmo produto – convém manter essas palavras em grupos de anúncio diferentes – de forma a customizar os anúncios para refletir exatamente o que usuário buscou.
Uma boa estrutura de campanhas e grupo de anúncios é o primeiro passo para criar anúncios relevantes que tragam um bom índice de qualidade para sua conta. Qualquer que seja a plataforma, o grupo de anúncio estabelece a relação entre a mensagem e a segmentação, logo é um fator crucial para uma campanha de resultado.
Quer entender como aproveitar ao máximo as diferentes métricas do universo digital? Confira o curso fundamentos do marketing data-driven.